Para as imobiliárias alcançarem a perenidade em seus ambientes empresariais necessitam fundamentalmente ter uma gestão financeira bem sucedida. Mas com o passar dos anos, a evolução do ambiente corporativo e o aumento do número de empresas “obrigaram” que os proprietários de imobiliárias passassem a compreender e dirigir melhor as suas respectivas áreas financeiras.
Nos dias atuais, a gestão financeira tem o objetivo de alcançar resultados positivos sempre com atitudes bem planejadas, a fim de não correr riscos desnecessários. Por isso a gestão financeira moderna necessita estar em contato permanente com todas as áreas da empresa, assessorando e regulando o negócio com informações engenhosas.
O aumento da complexidade do ambiente corporativo faz com que o empresário deva estar atento a funções antes consideradas primárias em seu negócio. Ele deve analisar planejar e gerir o uso dos seus recursos financeiros e adotar decisões sobre investimentos e financiamentos que atendam aos interesses da organização.
Portanto, para fazer frente a esses novos desafios o empresário deverá dispor de relatórios e ferramentas corporativas. Os relatórios mais comuns que podemos elencar são o Balanço Patrimonial (BP), o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).
Analisando esses três relatórios ao longo dos meses, é possível ter uma visão completa e abrangente da organização, tornando mais viável e segura a tomada de decisões, garantindo a sua evolução no longo prazo.
Como ferramentas de análise, podemos citar os índices financeiros, que auxiliam no controle para as tomadas de decisões. É viável se fazer comparações entre organizações do mesmo segmento estabelecendo critérios de avaliação de desempenho entre elas. Os indicadores financeiros também podem servir para comparar a evolução da própria empresa durante um determinado período de tempo. Os índices financeiros de liquidez e de rentabilidade são considerados importantes para as empresas.
Para administrar um negócio é muito importante ter informações sobre o planejamento, a análise e o controle financeiro, que proporcionem segurança para o empresário que tem como objetivo de abrir o seu próprio negócio e visa o retorno sobre o capital investido. Por isso, sem a análise dos relatórios e das ferramentas corporativas o empresário não terá uma visão ampla da sua empresa. E sem o controle de seus indicadores financeiros não estará conseguindo gerenciá-la.
É importante destacar que toda a gama de informações de que necessitam os empresários para que possam tomar as decisões de forma segura e consistente, devem ser oferecidas por um excelente escritório de contabilidade.
Para que as empresas tenham uma boa gestão financeira se faz necessária a contratação de profissionais altamente qualificados e com expertise em seu segmento de atuação.