Para você que é corretor de imóveis e deseja se sobressair no mercado imobiliário será preciso conhecer alguns processos de vendas que são muito importantes para todos os corretores de imóveis. Aprenda a utilizar esses processos corretamente para melhorar o atendimento ao seu potencial cliente e, aumentar as suas vendas.
Atualmente, os corretores de imóveis necessitam entender bem de marketing digital, pois dará a eles indicadores poderosos para mapear a jornada de compra do cliente. Assim eles poderão avaliar o comportamento de compra do seu cliente desde a etapa inicial que se dá na primeira interação até a abordagem mais decisiva.
Supostamente simples esse procedimento aumenta em muito as chances de se concluir uma venda com êxito, na medida em que o corretor de imóveis já terá conhecimento de tudo o que o seu potencial cliente quer e precisa.
No ramo imobiliário um contrato pode ser fechado a qualquer instante. Portanto, é fundamental entender tal relevância para que o corretor de imóveis esteja sempre atento ao celular, através de chamadas e/ou mensagens do seu WhatsApp, para se possível, marcar uma visita a um imóvel ou dirimir dúvidas, que porventura venham a existir. É nesse momento que o corretor de imóveis se destaca e obtém credibilidade para gerar mais vendas.
Não estamos aqui dizendo que o corretor de imóveis necessita ficar 24 horas a disposição de seus potenciais clientes, mas é importante destacar que a agilidade no atendimento é fundamental para fechar negócios nos dias de hoje.
Todas as pessoas que trabalham na área de vendas, incluindo o corretor de imóveis, devem ter um conhecimento profundo sobre seu produto e/ou serviço. Para isso, necessitam ter o conhecimento de quando e como o imóvel foi construído, as possibilidades de negociação, quais operadoras atendem no prédio, sejam elas de telefonia ou mesmo de internet e assim por diante.
Outra questão, não menos importante, é que o corretor de imóveis deve procurar conhecer bem a vizinhança e a região em que o imóvel está estabelecido. O corretor de imóveis deve pesquisar sobre o funcionamento do transporte público, as escolas, comércios, entre outras informações detalhadas que podem ser utilizadas no momento da venda.
Podemos dizer que o preço do imóvel é uma das grandes objeções por parte dos potencias clientes enfrentadas pela maioria dos corretores de imóveis na atualidade. Sendo essa, talvez, a grande preocupação das pessoas interessadas em comprar um imóvel. O corretor de imóveis não terá como fugir dessa situação, mas poderá abordá-lo de modo a reforçar os pontos positivos do imóvel, os descontos e as melhores formas de pagamento, dentre outros pontos.
O corretor de imóveis necessita comprovar ao potencial cliente o preço e o real valor do imóvel, limitando assim as chances dele ter que lidar com objeções no momento da venda do imóvel.
Essa parece ser uma questão muito simples, mas nem sempre o corretor de imóveis consegue prestar um bom atendimento. Além disso, em algumas ocasiões chegam até a prestar um atendimento de péssima qualidade, privilegiando mais os potenciais clientes que demonstrarem a intenção de concluir um negócio rapidamente.
Proceder dessa forma é o oposto do que os melhores profissionais do mercado utilizam como prática. É fundamental entender que a distinção entre um excelente corretor de imóveis e um amador é a sua aptidão de lidar com todos os seus potenciais clientes, da mesma maneira. Isto é, atuando de modo profissional dando a atenção devida desde o começo do processo até a sua conclusão.
O trabalho do corretor de imóveis não cessa após a assinatura do contrato. A atuação no pós-venda é fundamental, e um momento primordial que tem por objetivo satisfazer e ampliar a gama de clientes que se tornarão “fieis”, com isso melhorar as oportunidades de se conseguir várias indicações no futuro.
Saber usar de modo adequado os processos de vendas em qualquer área, bem como na área de imóveis requisita muita atenção aos detalhes. E, por fim, para obtermos as informações de que essas estratégias estarão funcionando, é possível criar métricas, como, por exemplo, o ticket médio, para avaliar os resultados.