As pequenas empresas (imobiliárias) podem ser identificadas como aquelas onde existem poucos níveis hierárquicos, ou às vezes somente um nível de hierarquia, com os seus processos de trabalho, quase sempre, controlados e dirigidos pelo próprio dono (sócio).
De acordo com informações do SEBRAE, As pequenas empresas familiares compõem a maioria das empresas formalizadas em nosso país, servindo de apoio para a economia do Brasil, no que se refere à geração de empregos e renda. E, as imobiliárias administradas por pessoas da mesma família se enquadram nesse segmento.
Apesar de sua magnitude, existem muitas empresas não possuem nenhum tipo de organização e controle, sem saber se o seu negócio está tendo lucro ou prejuízo, atuando quase sempre na sua capacidade máxima de produção. Também podemos verificar que o conhecimento financeiro, que auxilia no planejamento da empresa e nas tomadas de decisões é muito precário, e visam somente enriquecer os seus sócios.
Por isso, é comum verificarmos, através de uma simples análise da situação atual, que os gestores enfrentam várias dificuldades como a falta de informação, falta de controle e planejamento desatualizado, que comprometem a perenidade da empresa (imobiliária) em seu ambiente organizacional.
Portanto, é importante ratificar o fato de que as ações nesse processo de gestão, bem como dos problemas encontrados em suas rotinas operacionais, precisam urgente de informações detalhadas e mais precisas para melhorar todos os controles gerenciais, no intuito de proporcionar uma redução de erros nos processos de trabalho.
Por exemplo, uma boa empresa de contabilidade, atualizada e moderna, atenta às novidades que o mercado vem apresentando é uma boa alternativa para toda e qualquer imobiliária. E como as empresas familiares são a grande maioria no Brasil, ter uma boa contabilidade também é importante para que consigam se manter competitivas ao longo dos anos.
É fundamental que ao investirem em serviços terceirizados, sejam eles de marketing, contábil, departamento pessoal, jurídico dentre outros, as empresas familiares, estejam atentas a qualidade dos profissionais envolvidos nas atividades, assim como, na estrutura operacional que a empresa terceirizada poderá lhe oferecer e também em seus sistemas de informatizados. Pois, nos dias de hoje, quase todas as atividades são online, e se a empresa não tem um investimento “pesado” em tecnologia de informação, dificilmente conseguirá atender as exigências dos órgãos governamentais.
Hoje, o Sindimóveis Rio vem buscando parceiras com empresas que auxiliem tantos os corretores de imóveis quanto às imobiliárias. Por isso, é sempre importante estar atendo as novidades que o Sindimóveis Rio vem apresentando em sua sede, redes sociais, revista online e demais canais de comunicação com seu público.
Entre em contato conosco:
Sindimóveis Rio
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 417 – 22º Andar – Centro – RJ
Tel.: (21) 2509-5456
Tel.: (21) 98255-9575
Cursos:
Tel.: (21) 98214-2141