Às vezes uma organização está envolta em uma enormidade de problemas, que seus gestores têm a sensação de estar sempre “apagando incêndios”. Resolve-se um problema, em seguida aparecem outros, os meses vão passando e a impressão é de estar sempre tentando resolver os mesmos problemas. A organização cresce, contrata mais pessoal, o faturamento aumenta e os problemas também, e infelizmente ao final de cada mês o lucro não aparece.
Acredito que vários podem ser os motivos para uma organização estar nessa situação. Como por exemplo, a crise nos mercados financeiros mundiais, a carga tributária altíssima em nosso país, a instabilidade de nossa economia, a alta rotatividade de colaboradores, a baixa qualificação de mão-de-obra, a alta do dólar, os controles internos deficientes, a contabilidade (terceirizada ou não) desatualizada e sem estrutura, as divergências entre os sócios etc.
Contudo, podemos resolver esses problemas identificando e levantando informações acerca de um determinado tema ou setor da organização através da utilização de uma ferramenta de gestão chamada Diagnóstico Organizacional.
Essa ferramenta consiste na primeira etapa de um processo de consultoria e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia. Para realizarmos essa etapa, adotamos três passos simples:
Passo 1 – Levantamento buscando o conhecimento dos principais processos e fluxos funcionais, através de entendimentos com as pessoas envolvidas, recolhendo informações e observando as condições atuais da área objeto de estudo, tanto no aspecto dos recursos quanto à legislação vigente;
Passo 2 – Diagnóstico da situação atual, identificando possíveis sobrecargas de trabalho e/ ou necessidades de mudanças;
Passo 3 – Entrega do Relatório Final possibilitando uma visualização ampliada das relações entre o negócio e todo o contexto de entidades do ambiente externo, com a apresentação das alternativas de solução que, em conjunto com a alta direção da empresa, possam escolher aquela que seja de maior viabilidade de concretização.
O Diagnóstico Organizacional visa nortear os setores da organização e ser usado como estratégia na elaboração de metas e objetivos. Através das recomendações de ações que venham a resolver ou mesmo complementar os problemas identificados na fase inicial do trabalho. É importante também destacar que o Diagnóstico tem papel fundamental no desenvolvimento de uma organização, pois, atua diretamente no apoio a tomada de decisão.
A sua empresa atravessa problemas em seus processos de trabalho? Não consegue identificá-los? Não perca tempo! Faça um projeto de Diagnóstico Organizacional.